A Copa do Mundo na Rússia vai se aproximando da reta final e nesse momento de decisão os técnicos precisam ter todas as informações possíveis para escolher quem deve começar jogando as partidas. Sejam os dados táticos ou físicos, eles são vitais para entender a atuação individual de cada jogador e como ela reflete no desempenho coletivo.

Dessa forma, chegamos à segunda inovação da nossa série: Os sensores que alguns jogadores colocam sob as roupas durante jogos e treinos. Esse equipamento é um colete justo, parecido com um “top”, que você provavelmente já viu alguns jogadores usando por baixo da camisa.

Ele conta com um GPS que coleta a todo momento a posição do jogador em campo, sendo possível estimar assim a sua velocidade, além de outros dispositivos, os quais registram o batimento cardíaco e a temperatura do jogador. Dessa forma pode-se saber se um jogador está mais nervoso ou cansado, por exemplo.

Imagem que mostra como a informação do sensor chega até os softwares de análise, passando pelo satélite.
fifa.com

Esses resultados são enviados através da internet em tempo real para um aplicativo que organiza os dados de cada jogador. Assim, os técnicos e seus auxiliares podem checar a condição física e mental da sua equipe, além de conferir se eles estão jogando de acordo com o estipulado nos treinos. Por outro lado,  esses sensores podem ser usados nos treinamentos para criar um perfil do jogador, ajudando a entender a sua capacidade de movimentação no gramado.

Além de tudo isso, os próprios atletas falam que esses equipamentos são leves, pequenos e não interferem negativamente no desempenho deles. Ou seja, o futebol só tem a ganhar com mais essa inovação, resta aos técnicos saberem aproveitar ao máximo. E você, acha que essa tecnologia está melhorando mesmo do desempenho das seleções?

Referências: educamaisbrasil.com.br; football-technology.fifa.com; http://www.youtube.com/fifatv;

Publicado por Eumeca Jr. Engenharia Mecatrônica

Empresa júnior de engenharia mecatrônica, localizada no IFSC - Campus Florianópolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s