Estamos a poucas horas da grande decisão, momento em que os craques podem virar lendas e entrar para a história, mas, para isso é preciso eles tratarem bem ela, a Bola. E é sobre ela que vamos falar neste último texto da série tecnologias da copa.

A estrela deste mundial é a Telstar 18, uma bola que recebeu esse nome por ter um design inspirado na bola Telstar, usada na copa de 1970. Porém, diferente da sua ancestral, a bola da Copa da Rússia pode contar com dois chips embutidos, capazes de serem usados para uma série de funcionalidades.

O primeiro, o qual vai na bola comercializada, fica localizado no lado oposto ao bico, entre as camadas internas da bola. Ele é usado no recurso do NFC (Near Field Communication), ou seja, quem compra a bola usa esse sistema de comunicação por ondas de rádio para acessar informações exclusivas sobre o produto e outros conteúdos disponibilizados pela fabricante Adidas.

Já o chip colocado na bola de jogo apresenta uma função totalmente diferente, que é auxiliar o juiz na hora de validar o gol. Para tal, vários sensores posicionados dentro do gol, sob a grama, acompanham a posição Telstar através de distorções no campo magnético local. Com esses resultados e as imagens das câmeras, o software da tecnologia de linha de gol da FIFA conclui se a bola entrou ou não e informa o árbitro, pelo relógio.

Imagem com um relógio e  um gol de fundo, Ilustrando o funcionamento do goal-line.
financialtribune.com

Por fim, o próximo passo, o qual está em fase de testes, é usar esse segundo tipo de chip para medir em tempo real a posição da bola e sua velocidade em todo do jogo. Isso geraria outras estatísticas, que podem aprimorar a compreensão do futebol jogado nas próximas copas do mundo.

Assim, com um olhar no futuro dessa incrível competição, nós encerramos a série de postagens sobre a copa do mundo com uma interrogação: Quais outras tecnologias poderiam ser implementadas para o bem do futebol?

Referências: esportes.estadao.com.br; football-technology.fifa.com; olhardigital.com.br; http://www.adidas.com.br;

Publicado por Eumeca Jr. Engenharia Mecatrônica

Empresa júnior de engenharia mecatrônica, localizada no IFSC - Campus Florianópolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s